sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Os perigos do cerol

12/08/2011 - Ainda falando de folclore, vimos que uma das brincadeiras folcloricas envolvidas é saltar pipas, com isso queremos concientizar os alunos e pessoas dos perigos a respeito do Cerol.

O QUE É CEROL?

Cerol é uma mistura criminosa de cola de madeira com vidro moído que as crianças passam na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha das pipas de outras crianças. Esta mistura de cola e vidro moído faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitos acidentes fatais. São utilizados também variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro. O pó de ferro tem um agravante, pode conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão provocando curtos circuitos e até morte em quem solta as pipas.

Opiniões:
- Elisabeth 5D : As pessoas deveriam ter mais consciencia a respeito do assunto, evitar de fazer o cerol.
- Caio 5A: O cerol pode ocasionar perigo para os motociclistas.


- Adrielli 5A: O cerol pode causar cortes profundos nas pessoas, podendo ocasionar até a morte.



QUAIS OS RISCOS QUE ELE PODE CAUSAR PARA O NOSSO CORPO?

Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas, os motociclistas são as principais vítimas, que em caso de acidentes tem alguma parte de seu corpo cortada, o pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido a falta de proteção. Neste local passa uma artéria de grande calibre e o corte desta, pode provocar um sangramento muito intenso causando a morte em poucos minutos. Existem casos de pessoas que tentaram retirar a linha do pescoço e tiveram seus dedos amputados. Capacetes sem as viseiras podem favorecer o corte no rosto e olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário